Boas Vindas!!!

Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego
TP 5 - MEMORIAL AUTO-AVALIATIVO

O Curso Gestar II, como todo Curso de Formação Continuada Semipresencial exige muito do profissional de Educação. Pois, além de exercer as tarefas escolares necessárias que são as atividades planejadas de acordo com o Plano de Curso da Escola, precisamos desenvolver tarefas relacionadas ao curso, como estudar os conteúdos, desenvolver oficinas, projetos, trabalhar os Avançando na Prática e os AAAs. Tudo isso nos leva a um acúmulo de atividades que às vezes comprometem o bom desenvolvimento do trabalho. Porém, com empenho e dedicação sempre encontramos tempo para conseguir atingir o nosso maior objetivo, reorganizar os conteúdos, planejar aulas mais atrativas visando sempre uma melhor aprendizagem dos alunos. Neste sentido, sempre nos reunimos em grupo para estudar os módulos, organizar melhor as propostas oferecidas pelo curso e planejar as atividades a serem desenvolvidas.
Nos encontros presenciais por considerar de grande importância, não só para conclusão do curso, mas por trazer inovações a nossa metodologia de trabalho, procuro participar da melhor maneira possível. Visto que, são oficinas atrativas e com certeza nos ajudarão em nossas tarefas de sala de aula.
Por ser um Curso que oferece atividades diferenciadas, algumas com propostas bem interessantes, outras que já fazem parte da nossa didática, foi despertado em nós professores o desejo de inovar, ou seja, preparar melhor nossas aulas, rever conteúdos, ver com mais atenção quais metas queremos atingir. Enfim, levar em conta todo processo ensino-apredizagem, bem como, o interesse e a participação do aluno que é o foco principal deste processo.
No desenvolvimento das aulas sempre trabalhei com os alunos a necessidade de estudar com disposição e interesse, a pesquisarem dentro e fora da escola sobre temas importantes em estudo e/ou assuntos discutidos, a ter a curiosidade de aprender além do trabalhado desenvolvido em sala de aula. Bem como, proporcionando a eles oportunidades para a realização de trabalhos individuais e, em grupos.
A participação na comunidade escolar era geralmente articulada com os professores da escola, com mais ênfase aos da área de Língua Portuguesa. Sempre procurei me envolver em projetos comuns desenvolvidos na escola, fazendo um entrosamento entre os alunos, através de trabalhos expostos em sala de aulas, às vezes em gincanas culturais envolvendo alunos dos turnos matutino e vespertino. Mas, dificilmente promovemos um entrosamento maior, ou seja, essa troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos com alunos de outras escolas.
Em relação ao tempo disponível para estudar, sempre que possível procurava ler os textos contidos nos módulos TPS E AAAS, respondendo às atividades antes de corrigi-las, às vezes, com respostas idênticas, outras vezes, com respostas bem diversificadas. E, quando surgiam dúvidas procurava discutir com os colegas nos encontros presenciais.
Vejo o curso como inovador, com textos interessantes e atividades atrativas as quais percebo grande interesse dos alunos ao realizá-las. Todas as atividades desenvolvidas em sala foram satisfatórias. Mas, considero como negativo o tempo destinado para realização de tantas tarefas, como: resenhas, memorial, relatos de todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Bem como, a limitação de alguns materiais essenciais para a realização das tarefas, como: cópia de textos, cartolinas, papel peso 40 / 60, tintas etc.
Porém, afirmo que, está sendo válido. É sempre bem vindo, e indispensável, um curso assim atualizado, com novos conhecimentos e que deixe marcas positivas a nossa vida profissional. E, consequentemente, um melhor desempenho de nossas práticas pedagógicas.
São Miguel, 16 de setembro de 2009.






Nenhum comentário:

Postar um comentário