Boas Vindas!!!

Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

TP 3 – UNIDADE 10– AVANÇANDO NA PRÁTICA


PLANO DE AULA


OBJETIVOS:
• Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
• Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.


CONTEÚDO:
Análise e comparação de textos semelhantes encontrados no nosso dia-a-dia, como: bulas de remédio, receitas culinárias, etc.

DURAÇÃO:
04 a 06 AULAS

PÚBLICO ALVO:
ALUNOS DO 6º. ANO

PROCEDIMENTOS:
• Revisão de gêneros textuais;
• Noções de Receitas culinárias e Bulas através de alguns textos;
• Características básicas de: receita culinária e bula de remédio;
• Entrega e leitura de outros textos de receitas e bulas;
• Entrega e leitura do texto – Balas para o crescimento, (para divisão de grupos);
• Produção textual;


PRODUÇÃO TEXTUAL

• Receitas para: um mundo melhor;
• Uma escola ideal;
• Um verdadeiro amigo;
• Uma vida feliz;
• Ter uma boa profissão.


AVALIAÇÃO:
• Análise dos textos produzidos;
• Interesse e participação nas atividades;
• Desenvolvimento e criatividade.

Professoras: Eulina Rego
Lana Cristina



PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TP 3 – UNIDADE 10– AVANÇANDO NA PRÁTICA

CURSISTA: Francisca Eulina do Rego

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Este relato tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas em sala de aula com tipos e gêneros textuais trabalhados em situação real de ensino, com alunos de 6º. e 7º. Ano do Ensino Fundamental.
Para concluir o estudo realizado no caderno de Teoria e Prática – TP3, do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, nós “cursistas” que fazemos a Escola Municipal Elisiário, planejamos e decidimos trabalhar as atividades propostas em grupos, integrando disciplinas e analisando as turmas possíveis para realização do trabalho. Sendo, o tempo limitado, uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento das atividades.
Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos escritos nas escolas por não ser uma tarefa fácil e se encontrar muita resistência em salas de aula por parte dos alunos. Para muitos estudantes a ação de expressar suas ideias por escrito em forma de texto representa um trabalho difícil de ser realizado. No entanto, entendemos que o professor deve trabalhar com os tipos e os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano, para que os alunos entendam que texto é produzido diariamente em todos os momentos em que nos comunicamos, tanto na forma oral como na escrita.
Portanto, analisando os vários gêneros textuais, optamos por trabalhar com uns bem conhecidos, como: receita culinária, bula de remédio e cordel. Procuramos textos bem divertidos e interessantes para desenvolver a leitura e a interpretação oral. O objetivo maior era tornar a aprendizagem um momento descontraído e prazeroso, onde o aluno adquirisse o conhecimento, questionasse e realizasse as atividades posteriores sem o peso de estar tendo aula de Português e/ou produção de texto.
Diante da proposta de trabalharmos “Avançando na prática” com dois gêneros textuais diferentes e levando em consideração o tempo disponível, optamos por desenvolver as atividades em turmas e séries, também, diferentes.
Com a turma de 7º. Ano 01, trabalhamos o gênero poético – descobrindo a poesia de cordel - uma forma de poesia bastante popular, também, muito conhecida por todos os brasileiros. Com a turma do 6º. Ano 01, trabalhamos os gêneros bula e receita culinária, que mesmo sendo alunos de menor grau de escolaridade, percebemos maior interesse pelo assunto, e consequentemente melhor desempenho nas atividades.
Iniciamos com a leitura de um Cartaz onde mostrava a diferença entre tipos e gêneros e alguns dos vários gêneros textuais. Após a leitura e comentários, entregamos vários textos de bula e de receitas para leitura e observação das características de cada gênero, como: apresentação, composição, informações ao paciente, indicações, posologia, efeitos colaterais, reações adversas e a validade nas bulas; ingredientes e modo de fazer, a forma de enumerar os ingredientes, o tempo ao forno e a temperatura, encontrados nas receitas.
Em seguida, entregamos o texto “Balas para o crescimento” e em cada texto uma bala com a cor característica, onde aproveitamos para formação dos grupos. Trabalhamos procurando envolver os alunos em situações concretas de uso da língua.
Podemos dizer que, de uma forma geral, os alunos se mostraram capazes de produzir textos usualmente trabalhados nas escolas. Alguns apresentaram problemas de pontuação, concordância, disparidade em relação às quantidades usadas em suas receitas. No entanto, todos conseguiram textos coerentes com as propostas sugeridas, que foram: receita para um mundo melhor; para uma escola ideal; para ser um bom estudante; para ser um amigo verdadeiro; recita para uma vida feliz; para ter a profissão de seus sonhos.
De acordo com as observações e análise feitas dos textos produzidos, podemos dizer que foi satisfatório o resultado. Não sendo possível, infelizmente, fazermos a socialização em sala de aula.

Textos Complementares


Balas para crescimento

Apresentação: Balas coloridas.
Composição: Cada bala contém ingredientes com grandes doses de amizade, amor, beleza, caridade, esperança, fé, fraternidade, humildade, companheirismo e outras virtudes.
Informações ao paciente: Deve ser mantido ao alcance de crianças, velhos e adultos, para ser usado sempre que necessário.
Indicações:
• Bala rosa – canaliza para você a simpatia das pessoas à sua volta.
• Bala branca – acalma a agitação interior, neutraliza as energias negativas e garante a paz.
• Bala vermelha – combate o desânimo.
• Bala verde – é antídoto (substância que impede outra de exercer efeitos tóxicos) para quando estiver aborrecido e magoado.
• Bala amarela – abre a mente para solucionar problemas.
• Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego.
Efeitos colaterais: Pode causar dependência.
Reações adversas: Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tornando uma pessoa melhor.
Validade: Agora e sempre.

“RECEITA DE AMIZADE”
A amizade verdadeira é feita de:
Uma pitada de compreensão
Uma dose de críticas construtivas
Uma tonelada de valores concretos
E apoio mútuo a gosto.
Mexa bem (com o coração)
Leve ao fogo (da brincadeira)
Após pronta, ponha a cobertura de liberdade.
E a delicie ao sabor da vida.


Receita para se viver bem


Elogie 3 pessoas por dia
Tenha um aperto de mão firme
Olhe as pessoas nos olhos
Gaste menos do que ganha
Saiba perdoar a si e aos outros
Trate a todos assim como gostaria de ser tratado
Faça novos amigos
Saiba guardar segredos
Não adie uma alegria
Apreenda os que você ama com presentes inesperados
Aceite sempre uma mão estendida
Reconheça seus erros
Sorria, não custa nada, seu benefí¬cio não tem preço
Pague suas contas em dia
Não reze para pedir coisas, peça sabedoria e coragem
Dê às pessoas uma segunda chance
Não tome nenhuma medida quando estiver cansado
Respeite todas as coisas vivas
Dê o melhor de si no seu trabalho
Jamais prive uma pessoa de esperança
Pode ser que ela só tenha isso
.


TEXTO DOS ALUNOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário