PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego
TP 4 – UNIDADE 16 – A ESCRITA E SEU DESENVOLVIMENTO
COMUNICATIVO
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
· Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita;
· Trabalhar com cartões postais;
· Pesquisar sobre animais em extinção.
CONTEÚDO:
Texto reflexivo – Sempre em boa companhia;
Textos de apoio - Cartões postais;
Galeria dos bichos ameaçados (painel de fotos).
METODOLOGIA:
Leitura do texto “Sempre em boa companhia”;
Realização de uma dinâmica para formação dos grupos;
Entrega de cartões postais para observação e leitura de imagens;
Orientação às questões propostas a partir das imagens;
Pesquisa sobre os animais em risco de extinção;
Produção de cartões postais a partir das imagens;
Apresentação dos textos produzidos;
Socialização dos cartões postais (confecção de mural)
AVALIAÇÃO:
Interesse e desenvolvimento;
Participação nas discussões;
Produções escritas.
Apresentação das atividades.
São Miguel, 20 de agosto de 2009.
Professora: Eulina Rego
PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego
TP 4 – UNIDADE 16 – A ESCRITA E SEU DESENVOLVIMENTO
COMUNICATIVO
ALUNOS: 6º. ANO - 01
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Trabalhamos nesta sexta-feira, dia 21/08/2209, a Atividade - Avançando na prática - Unidade 16 – Que tem como objetivo: Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
De início, fizemos a leitura do texto “Sempre em boa companhia” de Raquel V. Marques, um texto científico que se encontra numa revista de nome “Galeria dos Bichos Ameaçados” escrito por pesquisadores do Setor de Ecologia da Universidade do Rio de Janeiro. (em anexo). Após a leitura, discutimos a questão ambiental, mais precisamente sobre os animais em extinção, também, por ser a temática do texto lido.
Em seguida, os alunos citaram alguns nomes de bichos ameaçados de extinção e de casos que eles já tinham conhecimento. Anotamos os nomes relacionados, e colocamos o assunto para uma breve pesquisa. Na aula seguinte, após a apresentação dos nomes e das gravuras pesquisadas, expliquei aos alunos que eles deveriam elaborar cartões postais relacionadas ao assunto para serem enviados uns para os outros.
Antes, porém, apresentamos alguns cartões postais (em anexo) para maior esclarecimento da produção de texto, bem como, o conhecimento do tipo de texto, pois vários alunos não conheciam esse tipo de comunicação. Trabalhamos frente e verso de um cartão postal, qual sua finalidade e utilidade, e em que situações nós devemos usá-los. Em seguida, propomos as atividades onde cada um deveria confeccionar um cartão postal com a gravura de um animal em extinção e no verso escrever uma mensagem de conscientização sobre a necessidade de preservar a fauna brasileira.
Foi um trabalho bastante interessante, em que os alunos tiveram boa participação, também, podemos refletir sobre a importância da escrita como atividade comunicativa, e ainda, avaliar o desenvolvimento da produção escrita e o conhecimento prévio do aluno.
TEXTOS DE APOIO
01. Sempre em boa companhia
Raquel V. Marques
Maria Alice S. Alves
Antes do pôr-do-sol, o chauá tem um encontro marcado! Esse papagaio, um dos mais coloridos e belos do Brasil, reúne-se com outros da sua espécie para passar a noite! Nas árvores onde descansa, há passageiros de vários tipos, mas basta olhar com atenção para reconhecer o chauá: ele tem corpo verde, asas em tom de verde mais escuro com penas vermelhas, uma região alaranjada entre o bico e o olho, além da parte anterior da cabeça vermelha!
Companhia, no entanto, essa ave não tem só à noite! Os chauás formam casais que podem durar por toda a vida! Para se reproduzir, eles constroem ninhos em troncos de árvores, especialmente em palmeiras. Esse é um hábito típico dos papagaios: buscar buracos grandes para proteger ovos e filhotes de predadores, como tucanos e cobras.
Nas árvores, além do abrigo, o chauá também encontra alimento. Essa ave come frutos – principalmente, suas sementes. Para devorá-las, segura os frutos com os pés e os leva até o bico! Parece curioso? Pois o mais legal é ver o chauá colocar em prática a sua capacidade de produzir sons e, até mesmo, imitar a voz humana! Pena que essa característica, somada à beleza de suas penas, faça com que essa ave seja caçada para ser vendida no Brasil e no exterior, como animal de estimação.
Galeria dos Bichos ameaçados. Ciências Hoje das Crianças.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário