Boas Vindas!!!

Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TP5 - AAA5: RELAÇÕES LÓGICAS DO TEXTO

PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego

AAA 5 – ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM

PLANO DE AULA

OBJETIVOS:
Identificar e empregar relações lógicas na construção de sentido do texto.
Produzir textos coerentes com a leitura de imagens.

CONTEÚDOS:
Para organizar as informações;
Textos de apoio;
Produção de textos.

DURAÇÃO: 02 aulas.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ano.

METODOLOGIA:
Entrega e leitura de imagens;
Entrega e leitura de frases soltas para organização das ideias;
Entrega e leitura do texto (sequência de imagens) para o trabalho em grupo;
Produção textual;
Socialização dos textos escritos.

AVALIAÇÃO:
· Análise dos textos produzidos;
· Interesse e participação nas atividades;
· Desenvolvimento e criatividade.

São Miguel, 14 de setembro de 2009.

Professora: Eulina Rego
PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego

AAA5 – AULA: 01
UNIDADE 20 – RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO
ALUNOS: 6º. ANO - 03

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Este relato tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas em sala de aula, com os alunos de 6º. Ano do Ensino Fundamental, onde trabalhamos Atividades de Organização de Textos, do AAA 5 – AULA: 01 – do caderno de ATIVIDADES DE APOIO À APREDIZAGEM, que tem como objetivos: Identificar e empregar relações lógicas na construção de sentido do texto.
Iniciamos à aula com a leitura de alguns recortes, onde fomos mudando a posição e formando histórias diferentes, depois trabalhamos algumas frases com as palavras desordenadas e, depois ordenadas, fazendo-os compreender a importância da organização das ideias e das informações nos textos escritos ou contados.
Em seguida, trabalhamos em grupos com os textos 1 e 2 (em anexo) onde os alunos deveriam organizar as informações embaralhadas em dois tipos de textos diferentes: um informativo e um narrativo e de imagem. Formados os grupos, lemos os textos desordenados e conversamos sobre as diferentes pistas que colaboravam na ordenação dos fatos. Fazendo-os perceber que é o próprio texto o sinalizador da sequência e da coerência dos fatos. Bem como, outras pistas empregadas no texto: a pontuação (vírgula, ponto final, travessão e a própria ausência da pontuação); a concordância (palavras no plural e no singular que precisavam combinar entre si) e de sentido (palavras e ideias que possibilitavam a construção de uma unidade significativa).
Após a reescrita dos textos, nos cadernos, alguns alunos fizeram a leitura resgatando o sentido dos textos e tornando-os compreensíveis. Mesmo se tratando de tarefas fáceis para alguns a atividade foi de difícil compreensão, conseguindo resolvê-las somente com a ajuda dos colegas. Também, observamos que o Texto 2 “Uma história em quadrinhos” eles conseguiram organizar as ideias com mais facilidade.
Percebemos o grau de dificuldade dos alunos na organização das relações lógicas e na construção de sentidos de um texto, bem como, a necessidade de trabalharmos outras atividades com esse objetivo. Portanto, consideramos como uma atividade válida e que pretendemos realizar outras de igual importância.

São Miguel, 15 de setembro de 2009

TEXTOS DE APOIO – 01

Para organizar as informações

Os textos a seguir foram embaralhados e encontram-se em uma absoluta desordem. Caberá a você e aos seus amigos a tarefa de organizar as informações, resgatando o sentido dos textos e tornando-os compreensíveis. Determine uma ordem para os fatos e enumere a seqüência escolhida por você.

Texto 1

Uma história sem pé nem cabeça!

( ) Marília era bem pequena,
( ) que a cômoda no quarto da
( ) colo e deixava que os tocasse
( ) os vidros de perfume, a caixa
( ) onde acendiam velas se
( ) quando descobriu o Mar. Não
( ) Dona Beatriz ria ao vê-la na
( ) anos tinha, mas lembrava-se
( ) faltava luz à noite.
( ) com os dedinhos grossos. A
( ) ponta dos pés, querendo alcançar
( ) conseguia se lembrar quantos
( ) Tudo o que havia sobre a
( ) mãe mostrava os porta-retratos,
( ) de jóias (com margaridas pintadas
( ) mãe era mais alta que ela.
( ) cômoda parecia precioso, intocável.
( ) na tampa) o castiçal prateado
( ) os objetos. Pegava Marília no
( ) – Mamãe, deixa eu ver lá em cima!

RIOS, Rosana. Marília, Mar e Ilha. Editora Estação Liberdade.

Texto 02
Uma história em quadrinhos.



TEXTO DOS ALUNOS

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