Boas Vindas!!!

Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP4

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP 4 – UNIDADE 13
PLANO DE AULA


OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno experiências de leitura simples, de textos que fazem parte da sua realidade, mas que ainda não tinham sido lidos, ou observados atentamente.
Desenvolver atividades de observação de ambientes designados, para análise dos usos e funções da escrita do meio em que vivemos.

TEMA
Leitura, escrita e cultura.

DURAÇÂO:
04 a 06 aulas.

PÚBLICO ALVO:
Alunos do 6º. Ano do turno Matutino da Escola Municipal Elisiário Dias.

METODOLOGIA
Ler nomes de objetos em sala de aula: marca de tênis; etiqueta do uniforme; nome de cadernos; nome do fabricante do lápis ou da borracha; cartazes; nomes de livros, etc. (comentários);
Dividir a turma em grupos de 5 ou 6 membros;
Entregar a tarefa de coleta de informações a cada grupo;
Cada grupo vai colher informações sobre os usos da escrita em cada ambiente designado;
Organizar as informações em cartazes;
Apresentar para a turma os seus achados;
Sistematizar os conhecimentos;
Expor os cartazes em sala de aula;


AVALIAÇÃO:
Participação e interesse nos trabalhos;
Análise das discussões dos ambientes observados;
Produções escritas.
Socialização dos textos.


São Miguel, 07/08/2009
Professora: Eulina Rego




PDE GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP 4 – UNIDADE 13



CURSISTA: Francisca Eulina do Rego

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Com o objetivo de proporcionar ao aluno experiências de leitura simples, de textos que fazem parte da sua realidade, mas que ainda não tinham sido lidos ou observados atentamente, trabalhamos nesta sexta-feira, dia 07/08/2009, a Atividade - Avançando na Prática - Unidade 13 - que tem como tema: Leitura, escrita e cultura.
Diante da importância de observarmos o ambiente letrado que nos cerca, para que possamos entender as práticas da cultura escrita, melhorar e ampliar nosso conhecimento, desenvolvemos uma atividade de observação dos ambientes em que os alunos vivem. No primeiro momento, observamos nossa sala de aula, uma turma de 6º. ANO-2. Pedi que observassem a marca dos tênis deles, a etiqueta do uniforme escolar, o nome do fabricante dos cadernos, dos lápis, das bolsas, das borrachas, dos bonés, enfim, de todo material usado por eles em sala de aula.
Como apoio, trabalhamos os textos do Caderno de Teoria e Prática – TP4 pg. 26 e 29, fazendo-os compreender que vivemos cercados de textos com diferentes funções e usos. E, que também estão colocados em diversos ambientes internos como repartições públicas, ambiente escolar, igrejas e em casa etc. E, usados através de diversos gêneros como: avisos, panfletos, calendários, cartas, anotações, livros, recados, cartazes, jornais, placas de trânsito e etc.
Em seguida dividimos a turma em grupo de 6 membros e, dado uma tarefa de coleta de informações sobre o ambiente letrado. Cada grupo desenvolveu uma atividade de observação dos ambientes designados, para análise dos usos e funções da escrita do meio em que vivemos. Assim distribuídos:

GRUPO
COLETA DE INFORMAÇÕES
01
Em casa e em Igrejas: católicas ou evangélicas.
02
Em casa e em Sinais de trânsitos – DETRAN.
03
Em casa e em jornais de circulação na Cidade.
04
Em casa e em mensagens de caminhão (pára-choque).
05
Em casa e em cartazes (lanchonetes, bares).
06
Em casa e na rua (comércio em geral).

A atividade desenvolvida foi bastante interessante e proveitosa, após a coleta de dados os alunos montaram cartazes com as informações e apresentaram em sala de aula. Apesar de alguns alunos, por questão de indisciplina, não terem participado do trabalho.
Observado o contexto em que vivemos e os inúmeros modos em que a escrita é utilizada em nossa sociedade, pudemos concluir que vivemos em um mundo letrado. E, que a leitura e a escrita são atividades de comunicação indispensáveis a nossa vida em sociedade. Pois, compreender o ambiente letrado é importantíssimo para que possamos entender as práticas da cultura escrita e transformar o nosso conhecimento.

São Miguel, 10 de agosto de 2009.
TEXTOS DE APOIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário