Boas Vindas!!!

Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO



Memorial reflexivo


Este memorial me faz relembrar um passado não tão distante, com alguns momentos esquecidos na minha lembrança, e outros que ficaram marcados na minha história de vida, a qual vem sendo construída dia-a-dia com muito esforço e dignidade. Neste sentido, pretendo destacar parte da minha vida estudantil e profissional, momentos que me fizeram superar dificuldades e crescer profissionalmente.
Nasci e me criei em Sítio Montes –Icó/CE, onde meus pais moravam na época. Sou a oitava, de dez irmãos, todos nascidos e criados na simplicidade, de vida modesta e singela, porém com muito amor e respeito à família e ao próximo.
Minha vida foi sempre pacata, sem mudanças trágicas, assim me acostumei a viver. Quando iniciei meus estudos, ainda em casa de meus pais, foi com a carta de ABC, Tabuada e Palmatória. Não lembro exatamente quem era o professor ou a professora. Só sei que aprendi a ler e a escrever. Minha lembrança real com a escola foi aos nove anos quando vim morar na cidade, em casa de meu avô. “Querido vovô Zuca”. Comecei no Instituto Pe. Tertuliano Fernandes, onde fiz um teste e, em seguida fui matriculada na segunda série, pois já sabia ler e escrever. Era aluna dedicada aos estudos, esforçada e inteligente. (das que podiam chamar nota 10) Assim, conclui o ano letivo em primeiro lugar. No ano seguinte, por me acharem “muito adiantada”, me levaram novamente a passar por uma prova de capacitação, na qual fui bem sucedida e, então fui transferida para a Escola Estadual PE. Cosme e matriculada na quarta série do Ensino Fundamental. Lá estudei a quarta e a quinta série. Na época, a professora Lourdinha Porto “grande professora” querida por todos os alunos. Ainda hoje guardo boas recordações e ensinamentos dela. Bem como, guardo meu querido livro “Programa de Admissão”.
Ao concluir o Admissão, tinha que sair de São Miguel para estudar fora. E, como meus pais não tinham condições socioeconômicas para tal, tive de voltar para casa. Como sempre gostei muito de estudar, fiquei revisando os livros e ensinando o que sabia aos meus irmãos menores. Anos depois, com apenas dezessete anos fui convidada pela Secretaria Municipal de Educação de Icó - CE, a assumir uma vaga para professor(a) disponível àquela comunidade. Iniciei assim minha vida profissional. De início, diante da carência existente na localidade foram formadas três turmas. Vindo, portanto, outra jovem de Icó para trabalhar comigo. Logo, formamos duas turmas à tarde, uma com alunos de primeira e segunda série e outra de terceira e quarta série, e à noite formamos uma turma com adultos para alfabetização o “antigo MOBRAL”. “Que tempo generoso, éramos vistas como heroínas!” Todo carinho e respeito dedicado ao professor compensava o sacrifício do nosso árduo trabalho. Passaram-se assim sete anos, uma mistura de trabalho e amor a profissão. Caminhos percorridos com dignidade, que o tempo não apaga, nem o dinheiro paga. Sempre fui batalhadora, e sempre soube da importância de ler constantemente, mas a vida muitas vezes me negou esse prazer. Era muito difícil arranjar livros paradidáticos para nossa sala de aula, jornais, gibis, ..., nada dessa riqueza que hoje é disponível ao alunado. Por isso, qualquer coisa que se conseguia tinha um enorme valor.
Mesmo assim, durante todo esse tempo, continuei meus estudos didáticos. Fiz Curso Supletivo, só assim tinha como trabalhar e continuar estudando, recebia o material em Icó, estudava em casa e no período determinado fazia as avaliações. Não era tudo, mas era o possível, e isso me ajudou muito.
Durante um período, houve uma mudança radical na minha vida, casei e fui morar em Iguatu – CE, parei com meus estudos e com a minha carreira. Foi mais difícil do que imaginava, fiquei estarrecida, sem perspectiva, vendo o tempo passar. Pois, o “ex” não me deixava estudar nem trabalhar fora. Vi que era preciso criar novas asas e bater em direção aos meus objetivos. E, assim, o fiz. Separei e voltei a morar com meus pais, desta vez com uma responsabilidade a mais, pois trazia comigo um filho de apenas seis meses, que além de ser meu único e querido filho, maior amor da minha vida, me ajudou a superar todos os obstáculos encontrados em meu caminho.
Algum tempo depois aqui estávamos morando em São Miguel onde tive a oportunidade de continuar meus estudos e dar continuidade a minha profissão. Aqui sim, me encontrei. Logo concluí o LOGOS II, um Curso Supletivo de 2º. Grau com valor de Magistério. No ano seguinte passei no vestibular para Letras e, no mesmo ano passei no concurso do Estado-RN. Estava realizado o meu sonho, ser independente era tudo o que eu queria. Desde então, não parei mais. A educação com certeza seria “meu sacerdócio”. Para completar minha missão, fiz concurso público no Município e, aqui estou há doze anos com mais uma docência. Lutar por um mundo melhor e mais justo sempre foi a minha meta principal, embora, muitas vezes incompreendida. Felizmente, pude contar com a ajuda de pessoas amigas e verdadeiras que me apoiaram nas minhas decisões. Fiz vários cursos de Formação do Professor. Agora, posso contar com ajuda de bons livros, revistas, jornais, além da Internet - esse diversificado mundo de informações, conhecimento e lazer que certamente tornou-se um grande aliado do professor.
Quando surgiu a oportunidade de fazer uma especialização, pensei muito em algo que, além de favorecer minha profissão, me levasse a um conhecimento maior de mundo e sua realidade. Escolhi fazer Educação Ambiental, foi o que imaginava. Tive oportunidade de obter novos conhecimentos e ler vários autores diferentes e que me levaram a refletir um pouco mais sobre a mundo e a desorganização do homem em relação à natureza.
Assim, tento viver minha realidade, procurando através da minha formação construir um mundo mais humano, tentando fazer o aluno perceber-se como ser atuante e capaz de interagir no seu contexto social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário