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Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TP4 - AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS: UNID. 15

PDE - GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego


AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS
CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA – TP4
QUESTÕES – Unidade 15

1. A) Esse título cria em você interesse em sua leitura? Por quê?
Sim. Essa é a questão mais discutida entre os professores. É, sem dúvida, o ponto mais polêmico da educação brasileira.
B) Indique algumas razões pelas quais os nossos alunos leem pouco, ou não leem.
Aspectos que contribuem para essa realidade: falta de incentivo da família; uma cultura local onde não se observa pessoas lendo; dificuldade no entendimento da própria leitura; leituras incompatíveis com a realidade do aluno; professores que também não são leitores e, assim, não incentivam a leitura.
2. Depois de ler o texto, sua expectativa quanto às questões que abordaria foi satisfeita? Justifique.
Sim, sejam por motivos relativos ao funcionamento de sala de aula, e/ou aspectos sociais, econômicos e culturais. A verdade é que a leitura ocupa cada vez menos espaço na vida do estudante brasileiro.
3. No segundo parágrafo, a autora informa as questões que ela não vai abordar.
A) Quais são elas?
Aspectos macroestruturais que também influem no fracasso da escola quanto à formação de leitores.
B) Podemos dizer que, no final do texto, aparece, em síntese, a razão pela qual a autora optou por trabalhar outras questões. Qual é essa razão?
A autora considera que podemos atuar no sentido de oferecer ao professor melhores condições profissionais, de conhecimento, para que ele saiba atuar com mais competência para o desenvolvimento de leitores.
4. A que tipo de texto o trecho de Bellenger parece referir-se especialmente? Justifique.
Bellenger refere-se, sobretudo, à leitura precária, que provoca evasão, que não leva ao acionamento do imaginário, a um envolvimento emocional do leitor.
5. Por quer, na opinião da autora, a leitura em sala de aula não tem relação com o que descreveu Bellenger?
Na opinião da autora, a leitura de sala de aula não envolve o aluno, não há essa entrega emocional. Ela se dá num local inadequado, com textos não escolhidos pelo aluno e/ou desassociados de sua realidade.
6. O texto apresenta, implicitamente, a mesma ideia que vimos desenvolvendo sobre a função dos textos, no trabalho de ensino e aprendizagem da língua. Qual é?
A ideia de que a escola ainda adota concepções erradas sobre a natureza do texto e da leitura, e, portanto, da linguagem. Isto é, práticas sustentadas por um entendimento limitado e incoerente do que seja ensinar português.
7. Você concorda com a opinião expressa pela autora, no último parágrafo, quanto à resistência às práticas alternativas? Justifique.
Sim. Embora, a escola atual esteja aberta às novas propostas, ainda existe muita resistência as mudanças, principalmente, quando se trata de propostas baseadas apenas numa convicção de mudanças, sem a preparação e a formação necessária.

São Miguel, 15 de agosto de 2009.

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