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Sejam todos bem vindos ao blog “UM NOVO FAZER”.Este blog foi organizado com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Curso GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Bem como, familiarizar seu uso aos interessados em divulgar e receber informações para que este seja utilizado com mais êxito e eficiência.
Cursista: Eulina Rego

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TP4 - AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS

PDE - GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSISTA: Francisca Eulina do Rego

AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS
CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA – TP4
QUESTÕES – Unidade 13

1. Defina letramento de acordo com a autora.
- A autora adota a teoria de kleiman quando define letramento como um processo constituído por “práticas e eventos relacionados ao uso, função e impacto da escrita na sociedade”.
2. Para a autora como são construídos os significados e sentidos na leitura?
- Na interação, na utilização da linguagem em eventos comunicativos, inclusive os de letramento.
3. Qual o ponto de vista que a autora defende para que se possa realmente ensinar e aprender a ler e produzir textos?
- Que o professor estabeleça uma relação entre o fazer de sala de aula e os usos da escrita no cotidiano do resto da sociedade. Já que a leitura e a escrita não passa apenas pelo processo de escolarização, mas pelo conhecimento prévio e/ou fora da escola.
4. Qual a relação que você estabelece entre letramento, alfabetização e escolarização?
- A relação entre letramento, alfabetização e escolarização forma um processo contínuo em relação às questões de leitura e escrita. O letramento está em toda parte onde circula material impresso, como: (cartazes, rótulos, placas de trânsito, letreiros de ônibus etc.). E, podemos dizer que não há grau zero de letramento, uma vez que, mesmo os analfabetos têm certo grau de letramento, de conhecimento, ainda que não sistematizado. Um alto grau de letramento pode ser considerado aquele que permite ao indivíduo transitar entre as práticas discursivas e os mais diversos documentos impressos presentes em seu meio, tanto na percepção, quanto na produção de material escrito. A alfabetização é o desenvolvimento dessa escrita a partir de práticas de ensino-aprendizagem e de prática de leitura e escrita. Através do nível de escolarização, o indivíduo adquire o conhecimento, a linguagem dominante que um país utiliza, com todas as marcas que esta linguagem possa ter. Sendo a escrita a porta de entrada para o desenvolvimento do conhecimento autônomo pertencente às outras áreas. Daí a importância do relacionamento entre os três processos para um melhor aperfeiçoamento dos mesmos.
* Considerando as leituras da unidade e dos trechos do texto acima de referência, responda às seguintes questões:
1. Qual a importância desses conceitos para o ensino de leitura e escrita de 5ª. a 8ª. séries?
- Esses conceitos permeiam todas as práticas de leitura e escrita da escola e da sociedade. Portanto nossas concepções quanto a esses conceitos podem influenciar nossa forma de ensinar-aprender na escola. De acordo com as definições oferecidas no texto, as pessoas, ao aprenderem a ler e escrever, passam a lidar com um vasto número de formas de expressão comunicativa e, portanto, a forma de pensar e elaborar o novo conhecimento utilizando a escrita é um movimento de apreensão da cultura e como tal deve ser ensinado na escola, também.
2. Ao considerar esses conceitos, o que poderia mudar na prática de sala de aula de Língua Portuguesa?
- Ao considerar esses conceitos, os processos de leitura e escrita precisam ser revistos em sala de aula, ou seja, precisam ser trabalhados como processo de interação e de mediação para a elaboração de novos conhecimentos. Deve ser apreendido e praticado em sala de aula por alunos e professores a diferentes gêneros de textos, escritos para diferentes públicos, sobre diversos assuntos, utilizando a língua portuguesa de formas variadas, inclusive aos não alfabetizados.
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São Miguel, 05 de agosto de 2009.

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